AS DIFERENÇA ENTRE AS SEMANAS DE MODA




Outro dia li uma frase da personagem "Carrie Bradshaw" e, desde então, fiquei com ela na cabeça: “Todo ano, as mulheres deixam o passado para trás e olham para o futuro. Isso é chamado de semana de moda”. Quis começar o post com essa citação pois ela reflete muitíssimo bem o que é a semana de moda em si. E já que, hoje, vamos falar sobre esse período tão esperado pela indústria da moda, nada mais adequado.


No dia 15 de janeiro foi dado o início da temporada de desfiles Outono/Inverno do calendário internacional das semanas de moda. Durante quase três meses, nas maiores capitais de moda do mundo, milhares de coleções e tendências são apresentadas, nos segmentos como a Alta costura, o Prêt-à-Porter e o Resort, além das coleções masculinas e as de pré-temporada, como a Prè-fall.


Sim, as Semanas de Moda parecem, à primeira vista, confusas e complexas, mas, acredite, assim que você entende a dinâmica e o que significa cada uma, fica fácil!


Para quem quem Ama moda, saber tudo sobre esse universo é super importante compreender as peculiaridades das Semanas de Moda. Por isso, hoje explico as diferenças entre a Alta costura, o Prêt-à-porter e o Resort e quando cada uma acontece.



Gucci, Prada, Balenciaga (Reprodução/Vogue Runaway)

As Semanas de Moda Prêt-à-Porter - ou pronto-para-vestir em tradução livre - são aquelas que acontecem nas maiores capitais da moda. As mais importantes são as de Nova York, Londres, Milão e Paris, e acontecem nessa ordem após a semana de Alta Costura - Haute Couture ter chegado ao fim.


Mas, o que é o prêt-à-porter? O pronto-para-vestir é a moda produzida em série, com uma grade de tamanhos ampla, preços mais baixos do que a alta costura e uma imensa variedade de modelos. É no prêt-à-porter que a maioria das tendências são lançadas, são as roupas que vemos tanto no street style, como nas vitrines das grandes marcas.



Prêt-à-porter Dolce e Gabanna (Pinterest)



Prêt-à-porter Dior (Pinterest)


Recentemente, algumas marcas aderiram ao sistema "see now, buy now" - algo como "veja e compre agora" em tradução livre. Significa que aquela coleção que está sendo apresentada, já estará disponível para consumo assim que o desfile terminar, e vem apresentando suas coleções quando e onde bem entendem com o intuito de desacelerar o consumo e melhorar a qualidade da roupa em todos os sentidos.


Embora aconteçam fora do calendário, também são prêt-à-porter as Semanas de Moda masculina e as Resorts, cujas peças ainda são produzidas em série e disponíveis para compra imediata.



Prêt-à-porter (Reprodução Pinterest)



Giambattista Valli, Valentino, Fendi (Reprodução/Vogue Runaway)

A Semana de Moda de Alta Costura é a que abre o calendário internacional, e é a minha preferida.


Em 2021, ela aconteceu de 25 a 28 de janeiro, dando start aos desfile Outono/Inverno que só se concluem agora em março. Sempre em Paris, essa Fashion Week é mais curta que as demais Semanas de Moda, normalmente tendo duração de três a quatro dias, duas vezes por ano antes dos desfiles prêt-à-porter. Todas as marcas devem ser revisadas e aprovadas anualmente pela Federação de Alta Costura e da Moda (antiga Chambre Syndicale de la Haute Couture) e, somente com o aval da instituição, as coleções são apresentadas, contendo no mínimo 35 looks.



Um dos Desfiles mais fantásticos, apresentados, Dior (Reprodução Vogue)

Elie Saab, sempre uma Superprodução (Reprodução Pinterest)


Diferente do que vemos hoje em dia nas Semanas de Moda de prêt-à-porter, na alta costura é tudo exclusivo, feito à mão e, na maioria das vezes, sob encomenda.


Não vemos os looks desfilados na alta costura em vitrines ou no street style, as peças couture normalmente são destinadas ao tapete vermelho ou às consumidoras extremamente exclusivas.



Ralph e Russo, Espetáculo (Reprodução Vogue)



Alexander Mcqueen, Ellery, Celine (Reprodução/Vogue Runaway)

A semana de moda Resort, também conhecida como Cruise Collection, é focada no verão e nas férias, apresentando peças mais frescas e itens de beachwear. Não são todas as marcas que apresentam coleções Resort e o calendário é muito mais flexível do que outras Semanas de Moda.


Os desfiles Resort sempre acontecem no meio do ano, um pouco antes do verão do hemisfério norte e as coleções são sempre apresentadas em lugares nada óbvios, divertidos e com uma plateia totalmente exclusiva, geralmente apenas convidados da marca. Um exemplo: quem aí se lembra do desfile Resort da Louis Vuitton no Museu do Amanhã do Rio de Janeiro?

Cruise Colletion Dior in México (Reprodução Vogue)



Louis Vuiton, noo Rio de Janeiro em 2016 (Pinterest)



Cruise Collection Dior, em Marrakech (Pinterest)



Cruise Collection Dior, em Marrakech (Pinterest)


Explicados e diferenciados, agora ficará mais fácil de entenderem, quando citarem algum tipo de Desfile, e estaremos todos por dentro do que acontece.


Beijos,

Lú Campos.